É uma cirurgia destinada a sanar os problemas dento-esqueletético. Na cirurgia ortognática, os problemas de má oclusão que não podem ser tratados e curados adequadamente com a ajuda de aparelhos. Às vezes, uma cirurgia é necessária para obter a proporção facial.
Para que tipo de problema, cirurgia ortognática é obrigatória?
Na cirurgia ortognática, as questões relacionadas com todos os três planos: ântero-posterior, vertical e transversal da estrutura do esqueleto facial são modificados.
No anteroposterior as questões relacionadas com a mandíbula são resolvidos. Mandíbula Grande (prognatismo mandibular), ou uma mandíbula pequena (retrognata) podem ser alterados e corrigidos.
No plano vertical, as questões mais presentes da estatura da face são tratadas. Esses problemas incluem problemas com o sorriso. No rosto humano, o sorriso é a característica mais importante e atraente. Se uma pessoa parece sem dentes ao sorrir devido à sua atresia de maxila, isso não corresponde a uma boa harmonia faciall.
Sorriso gengival ocorre quando uma pessoa sorri e apresenta dentes e gengiva em excesso. Tal tipo de estrutura facial não é harmônico.
Nos erros transversais, compreende de circunstâncias em que as mandíbulas estão fora do acordo, parecendo um cara torta ou inclinado para um lado.
A cirurgia ortognática é realizada por um cirurgião maxilo-facial ao lado de um ortodontista. O problema com a cirurgia ortognática é a quantidade de tempo que leva para ser concluída. O paciente que precisa se submeter a cirurgia, tem que utilizar aparelhos após a cirurgia. Mesmo depois de uma bem sucedida cirurgia o paciente continua a usar elásticos para se obter o resultado desejado.